Galéria de Imagens - Os 8 planetas de nosso Sistema Solar

Mercúrio é um planeta seco, quente e quase não tem ar. O planeta fica a quase 58 milhões de quilômetros do Sol e não tem lua nem atmosfera. Fica tão perto do Sol que as temperaturas da superfície podem chegar a 430oC. Assim como a Lua, o planeta é coberto por uma camada fina de minerais. Mercúrio também tem áreas de terra amplas e planas, precipícios e muitas crateras profundas como as da Lua. Cientistas dizem que o interior de Mercúrio e da Terra é feito de ferro.

Vênus é o segundo planeta mais próximo do Sol e é quase do mesmo tamanho da Terra. A superfície do planeta é cheia de montanhas, vulcões, cânions e crateras. O planeta é coberto por nuvens de ácido sulfúrico, uma substância mortal. Vênus também é um planeta muito quente: a temperatura na superfície é de 460oC. Os cientistas enviaram uma nave para explorar o planeta. A primeira a sonda passar perto do planeta foi a Mariner 2, em 1962.

A Terra é o terceiro mais próximo do Sol e o maior dos quatro planetas rochosos. É uma esfera gigantesca (achatada nos polos norte e sul), formada por água (70% do planeta), rochas e solo e envolvida pela atmosfera. A atmosfera da Terra é formada principalmente por nitrogênio e um pouco de oxigênio. Entre os planetas do sistema, a Terra tem condições únicas: mantém grandes quantidades de água em estado líquido, tem placas tectônicas e um forte campo magnético.

Marte é um planeta avermelhado, coberto por rochas e crateras (grandes buracos). O planeta se move ao redor do Sol em uma órbita elíptica (oval) e leva cerca de 687 dias para dar uma volta completa. Marte tem duas luas: Fobos e Deimos. O solo de Marte é muito frio: geralmente fica abaixo de zero grau Celsius. A atmosfera do p´laneta vermelho não tem oxigênio. Alguns cientistas dizem que talvez tenha existido no planeta há bilhões de anos, mas hoje não há prova de qualquer ser vivo no planeta.

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar e tem mais massa do que todos os outros planetas juntos. O planeta tem camadas de gás e as quatro maiores luas do Sistema Solar – Io, Europa, Ganimedes e Calisto – que são maiores que Plutão. Em volta do equador de Júpiter existem três anéis finos, formados principalmente por partículas de poeira. Duas sondas Voyager foram enviadas a Júpiter em 1979 e enviaram fotos do planeta. De 1995 a 2003, a sonda Galileo ficou na órbita de Júpiter.

Saturno é outro planeta gigante, que tem anéis brilhantes. A atmosfera gasosa de Saturno não é tão colorida quanto a de Júpiter. É o segundo maior planeta depois de s Júpiter. A característica mais famosa de Saturno é o brilhante sistema de anéis, o único visível da Terra.Titã, a lua de Saturno, é maior do que Plutão e Mercúrio. Titã tem uma atmosfera compacta de nitrogênio e metano.

Urano foi o primeiro planeta a ser descoberto com um telescópio. Urano é o planeta mais distante do Sol – só Netuno fica mais longe do Sol do que ele. O planeta é quase quatro vezes maior do que a Terra. Os cientistas dizem que a superfície de Urano é feita de nuvens azul-esverdeadas de gás metano. Abaixo da superfície do planeta existem camadas de água misturadas com o gás amônia. O centro do planeta é rochoso, como o da Terra. Urano leva 84 anos terrestres para fazer uma volta completa.

Netuno é coberto por luzes azuis brilhantes. Como essas nuvens se parecem com a água, o planeta foi chamado em homenagem ao deus romano dos mares. Os cientistas dizem que a maior parte do planeta é formada por gases, água e minerais. Netuno é muito frio e sua atmosfera não tem oxigênio. O planeta leva 165 anos para dar a volta em torno do Sol. Netuno é quatro vezes maior do que a Terra. O planeta tem pelo menos 13 luas (satélites naturais) e vários anéis.

Créditos das Imagens: http://www.nasa.gov/
Fonte: R7.com

Comentários

  1. e muito interesante mas... qual e o nono planeta mais perto do sol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E mercurio ele fica ha quase 58 milhoes de. quilometros proximo do sol

      Excluir
    2. O nono é plutao, mas foi desconsidetado planeta p causa d seu tamanho.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. Era tudo que eu queria saber muito bom

      Excluir
  2. O planeta mais proximo do sol é Mercúrio, o nono planeta seria Plutão, mas foi rebaixado a categoria de planeta anão.

    ResponderExcluir
  3. amo astronomia e vou ser stromoma sara de lima

    ResponderExcluir
  4. Eu tambem amo astronomia, lute pelo seu ideal que um dia vc conquistará seu objetivo!!!

    ResponderExcluir
  5. eu querro se cintista kkkkkk tenho 12 e vou serr

    ResponderExcluir
  6. hoje eu tenho prova de astronomia eu amo astronomia

    ResponderExcluir
  7. Que vc fassa uma boa prova, boa sorte pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber se nas escolas municipais tem aula de astronomia. E se tiver em qual série começa a aula de astronomia ?
      Se alguém poder responder eu agradeço :D

      Excluir
  8. eu marcos david da silva ganga amo astronomia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ISSO AÍ AMIGO A ASTRONOMIA É UMA CIÊNCIA FASCINANTE, AINDA TEM MUITOS SEGREDOS ESPERANDO PARA SEREM REVELADOS!!!

      Excluir
  9. luana rezende de jesussábado, 14 julho, 2012

    luana rezende de jesus
    14 de julho 2012.
    adoro astronomia,vou descobrir todos os mistérios do céu.

    ResponderExcluir
  10. muito interessante! adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola isto é brutal
      RISO MALEFICO: HiHiHiHiHi

      Excluir
  11. muito interessante! adorei

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, a astronomia é uma das poucas coisas que me fas ficar parado na frente do computador, é maravilhoso
    Gonçalo

    ResponderExcluir
  13. é muito amoroso estudar astronomia- muito enteressante

    ResponderExcluir
  14. é tudo muito lindo e interessante, nao me canso de me aprofundar nos assuntos deste universo

    ResponderExcluir
  15. Eu tambem não me canso de saber mais sobre o universo!!!
    Muito obrigado pelo seu comentario!!!

    ResponderExcluir
  16. porque todo mundo que tem blog e adulto?
    e serio tá...
    tenho 11 anos ass: lucas do nascimento dos santos

    ResponderExcluir
  17. amei vc me fez ganhar medalha de 1º lugar na oba(olimpiadas brasileiras de astromia) gostei muito dessw site.S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por vc e mais ainda por ter te ajudado de alguma forma....
      Continue assim parabens!
      Um abraço.

      Excluir
  18. Amei o Blog ! Muito bom ... Parabéns :))

    ResponderExcluir
  19. iso me ajudou no meu trabalho de ciencias vlw sou do afiz gebara manha sala 3 6 serie c hellen !

    ResponderExcluir
  20. mto intessante adorei.

    ResponderExcluir
  21. mt intereçante..... ( Polyana Pires)

    ResponderExcluir
  22. e muito legau esses planetas

    ResponderExcluir
  23. oi emuito legao eu to fazendo um trabanho sobre os planetas

    ResponderExcluir
  24. Valeu pelo seu comentario, espero que o blog possa ajudar!!!

    ResponderExcluir
  25. Eu e meus amigos só toparam fazer este trabalho porque vale nota por que nós detestamos GEOGRAFIA.

    ResponderExcluir
  26. E gente o nono planeta dezapareceu do siste vai ver ele passou no brasil e foi rbd klkkkkk

    ResponderExcluir
  27. e legal mais quero ver mais real [roger 100% santos]

    ResponderExcluir
  28. muito interessante. Adorei. Bah o Netuno leva 165 anooooos!!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. De, gloria a Deus; amigos; por esta imensa sabedoria!

    ResponderExcluir
  30. Que legal ! Tenho que fazer uma Maquete dos planetas para a escola,e tenho que saber quantos planetas são,e a cor deles !
    Adorei !

    ResponderExcluir
  31. noossa amei esse blog super me ajudou no meu trabalho sobre o " Universo" mt obrigada quem o criou mais ajudaria muito para quem esta a fazer trabalho escolar se dasse para imprimir deu mo trabalho tive que salvar as imagens e depois imprimir e sem contar que tive de copiar os textos :(

    ResponderExcluir
  32. este texto é muito bom tem muitas informação

    ResponderExcluir
  33. Muito interessante o assunto sobre um pouco do universo apenas de pouco em pouco a raça humana superará seus limetes obrigado pelo blog.

    ResponderExcluir
  34. Os segredos do alem! Amo Astronomia

    ResponderExcluir
  35. estou fazendo um trabalho a doro um poco geografia

    ResponderExcluir
  36. eu ton fazendo uma maquete de ciencias para entregar dia 02/04/2014 é uma feira de ciencias

    ResponderExcluir
  37. isso me ajudo muito obg a aqueles [a] fizeram isso

    ResponderExcluir
  38. realmente muito bom confeço q era muito curiosa para saber de cada detalhe e nesse blog aprendi tudo parabens !! ao dono ou dona do blog

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se você achou interessante essa postagem deixe seu comentario!

Postagens mais visitadas deste blog

Cavalo-marinho cósmico

Mu Cephei

Fobos sobre Marte

Júpiter ao luar

Eta Carinae

Nebulosa Crew-7

Galáxia Messier 101

Agitando o cosmos

Isolamento galáctico

A Lagoa Profunda