Legado estrelado

 Antares (estrela laranja) brilha em Scorpius, o Scorpion R. Stephens / Alson Wong / S&T Online Photo Gallery

Os seres humanos foram hipnotizados pelas estrelas por milhares de anos. A tradição da astronomia amadora perdura enquanto transmitimos histórias de constelações de geração em geração e compartilhamos esse anseio de descoberta com novos observadores de estrelas. Minha introdução à observação de estrelas não foi notável. É uma história comum de ser mostrado o céu, primeiro por uma avó e depois por um estranho gentil que traçava padrões nas estrelas com os dedos e retransmitia as histórias anexadas a elas. 

Minha avó me mostrou Órion, Touro e as Plêiades em uma noite de inverno, enquanto meus primos brincavam atrás da casa dela. O estranho revelou Scorpius e sua joia, Antares, enquanto rebocava o barco quebrado da minha família de volta ao cais. Cada interação durou apenas alguns minutos, mas abriu meus olhos e minha mente para uma vida inteira de fascínio. 

Minhas próprias tentativas de compartilhar o universo com os outros, no entanto, não foram tão tranquilas. 

No Halloween de 2020, estávamos deslizando em direção à Grande Conjunção e eu estava na minha garagem, apontando para cima para mostrar às crianças vizinhas – em sua própria calçada para distanciamento pandêmico – como identificar Júpiter e Saturno no céu. A irmã mais velha, de cerca de seis anos, aplaudiu. 

“E o que é isso ?” perguntou seu irmão, todos de quatro anos, enquanto apontava para a luz mais brilhante que podia ver. 

“Isso”, respondi, tentando igualar seu entusiasmo, “é um poste de luz”. 

Graças ao COVID-19 e à minha síndrome do impostor, levaria um tempo até que eu pudesse tentar novamente. 

Há cerca de dois meses, tivemos um convidado para jantar – ainda uma novidade após dois anos de pandemia. Meu parceiro, M, estava na cozinha fazendo sua famosa jambalaya, e Mark perguntou sobre os telescópios da sala. Ele disse que só olhou uma vez e não conseguiu ver nada, então montei um pequeno dob de 114 mm do lado de fora e mostrei a ele as Plêiades. 

“Eles parecem diamantes!” exclamou Marcos. Então eu o impressionei com uma visão da Nebulosa de Órion. 

“Você quer ver outra galáxia?” Perguntei. 

“Quero ver outra galáxia?! ” foi sua resposta incrédula. Virei a mira para oeste e encontrei M31, não mais do que uma sugestão borrada na ocular. Ele engasgou quando viu. 

Eu disse a ele a que distância essa galáxia está, e sobre a colisão iminente entre a Galáxia de Andrômeda e a Via Láctea. Eu disse a ele que quando olho para Andrômeda através de um telescópio ou binóculo, penso em quem pode estar olhando para trás e como isso me enche de esperança. 

Os olhos de Mark se iluminaram, e eu reconheci aquela faísca de admiração e alegria. Ele se tornou filosófico e rapsódico sobre as estrelas e o cosmos. Ele estava cheio de perguntas, cada uma transbordando para a próxima. Ele queria saber tudo, começando pelas minhas histórias das pessoas que me mostraram o céu pela primeira vez. 

Conversamos sobre constelações e mitologias em todas as culturas do mundo. Conversamos sobre o inconsciente coletivo e a escala de tempo. À medida que o jantar esfriava, conversamos sobre como as estrelas pertencem a todos. Logo depois, Mark começou um novo emprego em outra cidade, com acesso mais fácil a céus escuros. Não sei se ele agora tem seus próprios binóculos ou um pequeno telescópio, ou se teve a chance de sair. Ele é amigo de M, não meu, e não mantivemos contato. 

Mas espero que ele tenha olhado para cima novamente. Espero que algum dia ele dê a outra pessoa um tour de seus favoritos do céu noturno, e ele conte a história sobre a primeira vez que viu M31 através de um telescópio.  Ser outro elo em uma longa cadeia de observadores de estrelas é bom e correto. Ao longo de milênios, os humanos olharam com admiração e prazer – e às vezes com medo e frustração. Escolhemos padrões no céu e transmitimos lendas estreladas. 

Eu amo esse legado. Não tenho filhos, mas tenho sobrinhas e sobrinhos. Tenho amigos e vizinhos e conhecidos que vêm jantar. É um privilégio abrir essa porta para outros espiarem, para que também possam se maravilhar com um universo maior. 

Contanto que eu possa ficar longe dos postes de luz.

Fonte: skyandtelescope.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mu Cephei

Cavalo-marinho cósmico

Eta Carinae

Fobos sobre Marte

Astrônomos encontram planetas ‘inclinados’ mesmo em sistemas solares primitivos

Nebulosa Crew-7

Agitando o cosmos

Galáxia Messier 101

Júpiter ao luar

Ganimedes de Juno