Observar o Sol com segurança

 Visto através de um céu nebuloso ao pôr do sol, o Sol nesta foto de duas exposições apresenta um grande grupo de manchas solares em sua extremidade leste. A imagem foi tirada com um refrator de 2,6 polegadas e uma Canon 60Da em 30 de junho de 2014. Alan Dyer

"Perigo à frente!" Você não costuma associar esse aviso a um hobby aparentemente tão inócuo quanto a astronomia de quintal. Ainda assim, há um risco inerente à vida e aos membros sempre que você dirige de e para um local de observação remoto ou observa o céu sozinho em um ambiente desconhecido. Observadores em áreas desérticas devem se preocupar com cobras venenosas e escorpiões. E em climas úmidos, uma picada de mosquito ou carrapato pode levar a uma doença potencialmente fatal. O clima frio de inverno também traz seus próprios perigos, como gelo escorregadio e congelamento.

No entanto, talvez o empreendimento astronômico mais perigoso - pelo menos para os olhos - seja a observação solar. Evitei essa atividade durante meus primeiros anos como astrônomo amador. Mas no verão de 1971, adquiri um telescópio refrator de 60mm f/11. Entre seus acessórios estava um filtro solar que se enroscava na ocular. Finalmente, o Sol era meu para explorar! O filtro produziu uma imagem de “luz branca” do Sol, revelando atividade em sua superfície, ou fotosfera. Lembro-me da emoção de ver manchas solares pela primeira vez. Dia após dia ensolarado, eu assisti, fascinado, enquanto eles aparentemente apareciam do nada antes de finalmente desaparecerem no esquecimento, o tempo todo flutuando pela face de nossa estrela que sustenta a vida.

Vários anos se passaram antes que eu descobrisse que o vidro dos filtros solares rosqueados tem o péssimo hábito de quebrar devido ao calor excessivo. Se isso tivesse acontecido enquanto eu olhava pela ocular do meu escopo, um súbito clarão ofuscante de luz solar concentrada e não filtrada poderia ter causado danos permanentes aos olhos. Agradeço a minha estrela da sorte que nunca aconteceu.

Felizmente, também aprendi que ainda podia ver o Sol com meu pequeno refrator, empregando uma técnica simples chamada projeção solar. Tudo o que eu tinha que fazer era apontar minha luneta para o Sol, não com a buscadora, que deveria ser tampada ou totalmente removida, mas usando a sombra da luneta como guia. Eu ajustaria o tubo do telescópio para tornar sua sombra no solo a menor possível. E uma vez que o telescópio estivesse no alvo, a ocular se iluminaria com a luz do sol.

Então segurei um pedaço de papelão branco a cerca de 30 centímetros de distância da ocular e ajustei o foco até que o círculo brilhante de luz (a imagem projetada do Sol) estivesse nítido nas bordas. Mais uma vez, pude seguir as travessuras das manchas solares – talvez não tão claramente quanto com a visão direta, mas pelo menos com um risco mínimo para os meus olhos.

Durante aqueles primeiros anos de observação solar, aprendi que meu pequeno refrator é um telescópio ideal para projetar a imagem do Sol. Na falta de espelhos secundários, os telescópios refratores são menos propensos a sofrer danos internos por calor do que os refletores ou catadióptricos. A modesta abertura de 2,4 polegadas do meu escopo também captura menos luz solar (e, portanto, calor) do que um telescópio maior.

A ocular Huygenian de 20 mm que veio com ela rendeu uma ampliação de 35x, ampla para um corpo celeste com meio grau de diâmetro. Além disso, o design simples huygeniano, desprezado por astrônomos amadores sérios, é perfeito para projeção solar porque consiste em duas lentes separadas. O calor solar concentrado pode “cozinhar” uma ocular mais complexa (e cara) composta por uma ou mais lentes cimentadas. 

Projetar a imagem do Sol em papelão pode ter sido uma alternativa sensata para arriscar a cegueira permanente, mas eu ainda ansiava por ver o Sol de forma direta e segura. Por esse motivo, investi em um filtro solar mylar de abertura total que caberia no meu refrator. Ao contrário de um filtro solar aparafusado, um filtro solar de abertura é afixado na frente do tubo do telescópio, filtrando a luz solar antes que ela entre no escopo. Seja composto de mylar, vidro ou filme de polímero, esta configuração oferece vistas da fotosfera do Sol sem o risco de quebrar os filtros solares ou cozinhar oculares. Com equipamento adequado e algumas técnicas simples, finalmente, o Sol era realmente meu para explorar com segurança!

Agora é a sua vez de possuir o Sol. Seja projetando sua imagem com um pequeno refrator ou visualizando-a diretamente com um escopo maior equipado com um filtro de abertura, o Sol pode ser um alvo seguro e satisfatório para os astrônomos de quintal. Apenas tome cuidado com cascavéis, mosquitos e outros motoristas!

Dúvidas, comentários ou sugestões? Envie-me um e-mail para gchaple@hotmail.com. No próximo mês: a resposta para todas as suas perguntas sobre astronomia no quintal. Céu limpo!

Fonte: Astronomy.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mu Cephei

Cavalo-marinho cósmico

Eta Carinae

Fobos sobre Marte

Nebulosa Crew-7

Agitando o cosmos

Astrônomos encontram planetas ‘inclinados’ mesmo em sistemas solares primitivos

Júpiter ao luar

Galáxia Messier 101

Ganimedes de Juno